quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sedentarismo

o sedentárismo é considerada uma doença, que afeta muitas pessoas nos dias de hoje, principalmente pela modernização de algumas áreas profissionais, pois as pessoas se tornam acomodadas para evitar qualquer tipo de esforço físico.

Felizmente, existem alternativas fáceis que podem solucionar esse problema e trazer um resultado positivo para o bem-estar.

Algumas aitvidades diárias, principalmente eitas por donas de casa (lavar, cozinhar, limpar, passar, etc) aparentemente concentram o mesmo esforço de um esportista, porém é uma falsa impressão. Estudo revelam que essas pessoas se comparam a uma que trabalha durante o dia inteiro em um escritório (quase uma secretária). Sem dúvida os movimentos do corpo são equivalentes, mas capacidade cardio-respiratória do organismo não tem gerado nenhuma alteração.

Posso me considerar um sedentário?
Você pode se considerar um sedentário, a partir do momento que você não estiver disposto a praticar atividades físicas. Até mesmo uma simples caminhada até a padaria da esquina se torna algo cansativo. Isso é um grande indício de sedentarismo.

Então por isso é muito importante a pratica de esportes.
Mas pra isso são necessários exames laboratoriais, espirométricos, antropométrica, potência muscular, flexibilidade articular e capacidade aeróbica, todas essas avaliações da aptidão físicas serão solicitadas pelo médico especialista.

Algumas pesquisas revelam que grande parte das pessoas desistem das atividades por alguns fatores sociais e pessoais, como: desanimar com muita facilidade, não fazer nada mais do que o habitual, não se organizar ou ter uma personalidade agressiva. Sendo assim, uma mudança cultural sobre essas verdades psicológicas é o princípio para evitar o sedentarismo.

Sua confiança e determinação podem alterar consideravelmente a qualidade da sua vida.

Um comentário:

  1. Feito por: Sabrina, Keylla Nayra, Kaluan Júnior, Milano, João Victor. 2ºC

    ResponderExcluir