quinta-feira, 28 de abril de 2011

Obesidade e a Atividade Física

Introdução

Obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, em partes do corpo ou no corpo todo, com grande aumento de massa corporal (Oliveira 2005).

McArdle (2003) relata que a obesidade está relacionada a uma série de co-morbidades, denominada síndrome dos obesos: intolerância a glicose, resistência à insulina, dislipidemia, diabetes tipo 2, hipertensão, concentrações plasmáticas elevadas de leptina, tecido adiposo visceral aumentado, maior risco de doenças cardiovasculares e câncer. Fatores genéticos, como hereditariedade, poderiam aumentar o ganho de peso em indivíduos obesos.

A obesidade é um problema de saúde publica. O mais recente National Examinational Survey (NHANES III) relatou que 33,4% dos norte-americanos tem excesso de peso.




O sedentarismo tambem leva a pessoa ficar obesa , sedentarismo aliado ao tempo gasto diário de crianças a frente da televisão, e a prevalência de jogos eletrônicos, podem diminuir consideravelmente o gasto calórico de crianças, segundo Melo et al. (2004).








Oliveira (2005) separa os fatores que levam a obesidade em dois grupos distintos:


*Obesidade exógena

Desequilíbrio do gasto calórico com a ingestão alimentar, levando o aumento de peso.

*Obesidade endógena

Acontece o ganho de peso por fatores de desequilíbrio hormonal, provenientes de alterações do metabolismo tiroedeano, gonodal, hipotálomo-hipofisário, de tumores e síndromes genéticas.

A obesidade é definida quando o índice de massa corporal ultrapassa 30 Kg/m². O peso corporal é perdido quando o dispêndio de energia diário ultrapassa a ingestão calórica (equilíbrio negativo). O peso corporal aumenta quando existe a situação oposta.




O índice de massa corporal (IMC) é o principal indicativo da obesidade e excesso de massa corporal. É estabelecido pela divisão da massa corporal em quilos pelo quadrado da estatura em metros. Embora o IMC não avalie diretamente a proporção de gordura corporal, estudos corporais realizados em grandes amostras populacionais tem revelado alta correlação entre IMC e a gordura corporal (OLIVEIRA 2005)







HIPERTENSÃO

A prevalência de hipertensão aumentou de 35,7% numa população estudada por Carneiro et al. (2003), naqueles com relação cintura-quadril entre 0,73 e 0,88 , para 66,6%,naqueles com RCQ >0,97 (p<0,05), independente do IMC.

A relação das medidas antropométricas da cintura e quadril não devem ultrapassar tais parâmetros (McArdle 2003):

0,80 cm para mulheres.

0,95 cm para homens.














Alunos: Jessica Lima
Jamilly Oliveira
Maynara Gomez
Janaína Mendes
Charllyanny
Samantha

2º Ano C

Nenhum comentário:

Postar um comentário